Exame de Raio X

Disponível na grande maioria dos serviços de saúde do país, o serve para avaliar as condições de órgãos e estruturas internas como o pulmão, abdômen, coluna e todos orgãos osseos, para pesquisar fraturas e para acompanhar a evolução de patoligias, entre outros.
O exame de raio X é um procedimento para diagnóstico médico. Ele é feito usando radiação ionizante, que utiliza os raios X para gerar uma imagem médica (radiografia) de diferentes partes do corpo humano.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, os raios X são radiações eletromagnéticas. Na medida em que atravessam diferentes partes do corpo, sua intensidade sofre atenuação. Quanto mais densa a parte estudada, maior a atenuação.
Desta forma, os ossos, que são partes duras do corpo, atenuam uma grande quantidade de raios X e aparecem mais brancos nos filmes de radiografias. Partes moles, como, gordura, músculos, e vísceras, atenuam poucos raios X e aparecem opacas nas radiografias.
Como funciona o raio X?
O exame de raio X é feito por um técnico de radiologia e depois analisado por um médico. Há posicionamentos diferentes para realizar o exame, dependendo da região do corpo que é preciso analisar.
"O técnico deve posicionar adequadamente o paciente na mesa de exames e controlar o disparo dos raios X. O tempo de disparo e a intensidade dos raios são determinados de acordo com as densidades das partes do corpo a serem estudadas. Raios em excesso podem gerar radiografias muito opacas. Raios menos intensos do que o indicado podem gerar radiografias muito brancas, dificultando a sua interpretação", indica Gustavo Meirelles.
Tipos de raio X
A radiografia é indicada em diversas situações, dependendo da parte do corpo que é preciso analisar. A tecnologia de raios X é usada para examinar muitas partes do corpo, como:
Na maioria dos casos, fraturas e infecções em ossos e dentes aparecem claramente em raios X.
Raios X das articulações podem revelar sinais de artrite. Raios X tomados ao longo dos anos podem ajudar o seu médico a determinar se a sua artrite está piorando.
Dentistas usam raios X para tirar fotos dos dentes e mandíbula e verificar se há cavidades.
Tipos especiais de testes de raios X podem medir a densidade óssea.